segunda-feira, 15 de junho de 2009

Igreja em Manaus tem recorde em ordenações de padres

Transcrevo abaixo texto publicado no Jornal Diário do Amazonas do dia 15 de junho de 2009 em virtudes das ordenações celebradas no último dia 14 em Manaus.

Nos úlitmos 12 meses a Arquidiocese de Manaus ordenou mais de 15 novos padres para atuar nas paróquias e áreas missionáris da capital e do interior do Amazonas e também em outros Estados.

O número é considerado recorde pelo arcebispo dom Luis Soares Vieira, já que a quantidade de padres formados nesse período está bem acima da média anual, que é de quatro a cinco novos padres ordenados. De acordo com o arcebispo de Manaus, o número ainda está distante do ideal. “Hoje, temos um padre para cada 20 mil católicos em Manaus, quando a necessidade é de um padre para cada 2 mil fiéis”, ressaltou. Ainda segundo ele, a Arquidiocese de Manaus dispõe, atualmente, de algo em torno de 130 padres e diáconos.

Ordenação
Ontem (14), mais quatro novos padres se juntaram aos 36 que foram formados no seminário São José, em Manaus. A missa de ordenamento foi realizada no Centro de Convenções do Sutdio 5, na zona sul, e contou com a presença de quase todo o clero local e de uma multidão de fiéis e familiares dos novos padres.
De acordo com dom Luiz, essa foi a primeira vez que desde que ele foi designado bispo de Manaus, em 1991, que quatro padres foram ordenados na mesma celebração. Ele disse, ainda, que até o final deste ano a igreja espera ordenar um total de nove seminaristas. Atualmente, 70 seminaristas estão em preparação no seminário da arquidiocese.
Para o bispo, o aumento das ordenações, neste ano, deve-se aos constantes incentivos fietos pelos padres, principalmente entre os jovens, ao sacerdócio. “Estamos muito felizes por esses bons resultados, mas isso é algo imprevisível, não depende só da igreja, mas também de uma resposta pessoal”, disse.
Dos quatro novos padres ordenados ontem, somente dois, os padres Charles Cunha e Marco Antônio Cardoso, são naturais do Amazonas. Os outros dois, padres Ivan Costa e Ronaldo dos Santos, são da Paraíba e do Piauí, respectivamente, e se tornaram padres pelo seminário de Manaus. Segundo dom Luiz, a principal dificuldade em formar padres nativos é a falta de incetivo das famílias.
Para reforçar a busca por novos padres e diáconos, o papa Bento XVI anunciou que a Igreja Católica viverá, a partir do próximo dia 19 de junho até 19 de junho de 2010, o ano sacerdotal. A data foi escolhida por ocasião dos 150 anos da morte do Santo Cura d’Ars, João Maria Vianney, considerado pelos católicos como o padroeiro dos ssacerdotes.


Por Raphael Cortezão publicado no Jornal Diário do Amazonas dia 15 de junho de 2009.

Um comentário:

  1. Que grande benção.
    dai-nos, senhor, muitos e entusiasmados sacerdotes.
    Que eles continuem perseverantes em mostrar-nos o rosto terno e misericordioso do PAI em seus ministérios.
    celebrar a santa Missa, visitar e abençõar os enfermos, trazer sempre uma palavra de coragem e ânimo aos espíritos abatidos, etc...
    Louvado sejas meu senhor pelos seus sacerdotes.

    ResponderExcluir