quarta-feira, 8 de abril de 2009

Terremoto



Um forte terremoto às 3.32 deste domingo na Região de Abruzzo parte central da Itália deixou cidades como Aquila e Onnia, praticamente devastadas pela tragédia do terremoto que assombrou inteiramente a população italiana, em particular aqueles próximos à região de Abruzzo. Senti o terrível terremoto e fui acordado por ele juntamente com praticamente toda a comunidade de diáconos. Nos encontrávamos em um pequeno lugarejo chamado CasaProta próximo a Aquila (cerca de uma hora e quinze) onde tínhamos partido para dar início ao retiro anual da comunidade iniciado no último dia 2 de Abril e concluído na tarde deste 8 de abril em virtude do recesso de páscoa.
A tragédia já soma um número alto de vítimas fatais e um número altíssimo de desabrigados que já ultrapassam os 15 mil. A mídia italiana está inteiramente envolvida nesta onda de terremotos já que constantemente continuam a ocorrer novos tremores em escalas menores. Tem sido realmente comovente, assustador e dramático acompanhar o que tem ocorrido. Famílias inteiras vítimas do ocorrido e o pior sem abrigo e sem nada. O primeiro ministro Silvio Berlusconi anunciou Aquila é agora uma "cidade fantasma sem a sua gente e sua história". Atualmente a região está praticamente deserta. Todavia a soma dos prejuízos já ultrapassam milhões de euros, visto que Aquila era uma cidade histórica de forte patrimônio histórico, considerada uma cidade universitária, eis a razão de tantos estudantes terem sido vítimas entre os escombros. Até o momento são previstos novos tremores, porém estudiosos indicam ser imprevisível precisar data e hora para ulteriores tremores. Em todo caso permanece o pavor de toda a nação italiana por ulteriores assombros. Porém é de se ressaltar a solidariedade com a qual inúmeros cidadãos italianos de várias partes da Itália têm se dirigido aos lugares de alojamento das vítimas e desabrigados para oferecer o apoio físico, material, e espiritual.

2 comentários:

  1. Estimado Daniel, antes tarde do que nunca. Tive que me entrosar com esta nova tecnologia.
    O desastre sísmico nos causa perplexidade e sentimentos de tristeza.A vida humana de repente sob toneladas de paredes e escombros. Já rezamos na comunidade pelo eterno descanso dos falecidos e estamos estarrecidos com os comentários quase idiotas do sr Belusconi.Mandaremos mensagem de solidariedade ao inspetor da região.
    Espero ser mais solícito, mas afirmo que a comunicação ainda está dentro dos meus sonhos!Sonhos que a vida seja mais forte do que a morte, venha ela donde vier.

    ResponderExcluir
  2. Caro Dan,

    Estou feliz por encontrar seu comentário e possivelmente você inteiro noticiando os fatos que tem ocorrido por aí. Mano tenho novidade sobre aquela situação...Mas depois te falo por email. Graças a Deus você está bem! Estive acompanhando as notícias e vi a dor e o desespero das vítimas. Antigamente no Brasil se vangloriava por não sofrermos esse tipo de calamidade...hoje muito tem se calado devido as enchentes que tem alagado cidades próximas de rios e a beira mar...Ainda não aconteceu um terremoto assim tão desastroso como esse aí, mas também não estou interessado que aconteça...
    E uma pena as perdas não somente das vidas, mas do patrimônio histórico se foi. Solidarizo com todos!

    ResponderExcluir