quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pensando no Natal...


Estamos há poucos dias de celebrar o Natal de 2009! Como gostaria de estar no Brasil!!! Há cinco anos tenho feito esta experiência em terra européia. Não posso dizer com entusiasmo que o melhor é estar aqui, tal experiência sempre me parece insólita. Estar longe do país, sob um frio penetrante, em uma comunidade com tantos irmãos estrangeiros, diferente estilo de celebrar, outras comidas e sem a calorosa saudação daquela noite em família, entre amigos…

Por circunstâncias da vida religiosa, com os anos, aprendí a celebrar longe da família. Todavia nada substitui o afeto onde quer que se esteja daquela noite tão especial. Imaginar o Natal como estamos acostumados no norte do Brasil com aquele calor típico de sempre, embora esse período em Manaus seja chuvoso, nem passa pela cabeça do povo europeu. Sem o frio, a neve… eis o imaginário coletivo daqui, embora saiba que tudo isso seja secundário. Afinal, Natal sem um Advento bem vivido à espera do menino-Deus nada tem sentido. Eis o grande mistério e o encanto desta festa tão esperada pelo cristão, hoje infelizmente massificada pelo consumismo. Todavia, a cada ano esta memória natalícia se renova na vida de cada um de nós e alimenta novos tempos, um novo jeito de ser, não mais ao julgo da fragilidade, da incerteza e do desamor. Afinal, Aquele que è todo-Amor assumiu a condição humana em uma forma realmente humilde, simples e frágil de um bebê! Nasceu como um de nós, porém haurindo sabedoria e graça para de fato aprendermos o que é Amar e viver no Amor! Pois o Verbo se fez carne e veio habitar em meio a nós!

Tomo consciência que o maior evento deste natal é Ele – o Emanuel – Deus conosco! Que precisa fazer morada em nós! Porque é Ele a fonte de toda graça para renovar em nós a vida, como experiência de fé para o novo ano vindouro!!!

É! creio que realmente não vou estar na minha terrinha, mas sou certo que também aqui este imenso dom do Nascimento também há de se realizar, para além da euforia das compras. A verdadeira Luz há de brilhar e não importa onde vou estar, se vai fazer frio, nevar ou se presentes vou receber! Porque a Graça do Natal virá e certamente fará sua morada!

Um santo Natal e um fecundo Ano Novo! Abraço… Pe. Daniel,sdb.

Imagem pertencente a Traços e Troços.

Um comentário:

  1. Feliz Natal Pe Daniel, com certeza a alegria do Natal estará com vc onde vc estiver..e nossas orações por vc tbm.. Sinta-se felicitado por nosso abraço calorodo. Suely

    ResponderExcluir