domingo, 21 de fevereiro de 2010

6º mês de Ordenação

O tempo passou veloz e nesta segunda (22) celebro meu sexto mês de ordenado. De fato, o tempo correu e ainda estou me adaptando e aprendendo os ofícios do sacerdócio. Infelizmente aqui na Itália tenho pouco espaço para viver com maior empenho meu ministério, mas creio que tudo há o seu justo tempo e creio que ainda é hora de semear para depois colher, eis o motivo de mais estudos.
A propósito tenho somente mais 4 meses para concluir o curso de Comunicação.
Recordando ou melhor revivendo o rito da Ordenação fui conferir o vídeo e aproveitei a oportunidade para colher por escrito a homilia de D. Luis, sou certo que foi carregada de boas motivações e profundos conselhos para bem viver o meu ministério. Registro também o vídeo vocacional que preparei para as vigílias vocacionais. Agradeço a Dom Luis e peço orações para viver até o fim o ministério que me foi confiado.

Homilia Ordenação Presbiteral

Paróquia S. José Operário - Centro

22 de Agosto de 2009 – Manaus

Meus queridos irmãos minhas queridas irmãs estimo aí celebrando esta cerimônia bonita do Sacramento da Ordem que vai ser conferida ao Daniel e, neste momento gostaria de pedir licença pra vocês pra conversar diretamente como Daniel que é o maior interessado.

Daniel o que é que agente pode dizer pra você num momento assim importante e decisivo na sua vida. Esse momento é marcante esse estabelece divisão de águas. Daqui pra trás e daqui pra frente, você vai receber a imposição das mãos pela invocação do Espírito Santo. E como se fazia no começo da igreja e então você vai se tornar um ministro da Igreja, um servidor da Igreja e então você escolheu pra essa missa alguns textos que são realmente muito bonitos, muito interessantes e que nos fazem compreender e você vai compreender, você já compreende, mas será roteiro pra sua vida daqui para frente como é que você vai viver Daniel esse serviço que você já recebe da Igreja e para a Igreja e também para se sustentar

A primeira leitura tirada do Profeta Isaías (61,1-3a) è aquele trecho que Jesus lê na sinagoga de Nazaré e aplica-se a si mesmo, Jesus quer explica o que ele veio fazer o que ele é ele então vai dizer hoje se completou isso, agora devemos lembrar uma coisa a missão de Jesus è a missão de todos os cristãos e cristãs, mas de modo especial de quem se dedica ao ministério sacerdotal de quem recebe essa missão. Então veja só o quê que è, qual è a missão de Jesus, qual é a missão de todos nós mas de modo especial que você que vai viver essa missão.

“O Espírito do Senhor está sobre mim”. Realmente você recebe o Espírito Santo, você já recebeu no batismo, mas de modo especial agora pela imposição das mãos. E è verdade isso que nós estamos fazendo aqui não è teatro, se nó quiséssemos fazer teatro nós iríamos lá pro Teatro Amazonas ou pra outro lugar, então o que nós estamos fazendo é realmente um ato de fé. Você vai receber de modo especial o Espírito Santo e ele vai acompanhar como já acompanha já como cristão, mas vai acompanhá-lo pra você realizar plenamente essa missão recebida. “O Espírito do Senhor está sobre mim porque o Senhor me ungiu”, essa unção que Jesus fala é unção espiritual quer dizer o Espírito Santo que entrou em Jesus, que entrou em nós pelo batismo e que ele agora de novo de modo especial sobre você pelo sacramento da Ordem, agora para quê que você recebe o Espírito Santo, aliás todos recebemos a missão de Jesus. Enviou-me para dar a boa nova aos humildes, aos pobres, quer dizer você Daniel recebe como todos já recebemos mas agora de modo todo especial essa missão de ser o anunciador aos pobres da boa notícia. Qual é essa boa notícia? o nosso Deus é realmente maravilhoso você pobre não tem onde se apoiar, onde se agarrar você vai dizer pra ele: olha você tem sim! Você tem Deus, o nosso Deus é companheiro, amigo, irmão, é pai... é tudo, o nosso Deus é grande! Você recebe o espírito de Deus pra curar as feridas da alma, quantas pessoas estão feridas realmente espiritualmente e sofrem, às vezes sofrimentos, as coisas que carregam, às vezes remorsos, às vezes preconceitos, às vezes magoas, às vezes, às vezes... tantas coisas que ferem as almas pessoas que tem mais feridas dentro de si que fora de si, é preciso ajudar essas pessoas a se curarem e você vai receber o sacramento da ordem, o serviço, o ministério da penitência as pessoas alquebradas pela vida se aproximam e vão dizer Daniel eu quero ser perdoado, eu quero recomeçar, e você vai dizer a essas pessoas, não você, mas Deus vai dizer através de você eu perdôo os teus pecados: “Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo” a pessoa sai dali libertas, puras...

Depois diz aqui pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos quantas pessoas que estão amarradas na vida são escravizados por coisas, por pessoas, por acontecimentos e você Daniel o seu ministério sacerdotal você tem que ser aquele que em nome de Jesus ajuda essas pessoas a serem livres e todos nós nascemos para sermos livres ninguém foi feito para ser escravo, nós somos feitos à imagem de Deus e Deus é a liberdade, e tem aquelas pessoas que estão aí a imagem de Deus e obscurecidas por escravizações e às vezes é por drogas, às vezes é de vícios, às vezes de paixões, às vezes tantas coisas... você vai ajudar essas pessoas com um carinho todo especial e todos nos como cristãos e cristãs temos essa missão, mas você como padre de modo todo especial.

A segunda leitura essa é realmente muito bonita é tirada da Segunda carta de São Paulo aos Coríntios (4,1-2.5-7) São Paulo está falando aqui como ele, é realizou o seu ministério, esse ministério que você está recebendo agora, como é que ele realizou e ele vai dizer não desanimamos no exercício deste ministério que recebemos da misericórdia divina, você vai receber isso essa ordenação, não porque você merece, você foi brilhante nos seus estudos, você não merece a ordenação! Você é assim cheio de coisas, qualidades, você não merece não! Isso é misericórdia de Deus é Deus que te chamou, é Deus que o chamou, é Deus quem quer dar esse ministério, é um dom de Deus que você recebe. Não fazer dele o mesmo, o ministério pra nós é uma alegria, nós estamos respondendo a uma graça de Deus, a um presente de Deus, o dom de Deus, e aí São Paulo vai dizer: rejeitamos todo procedimento dissimulado e indigno que então você tem que viver plenamente esse ministério, como ele diz aqui, não de maneira dissimulada e indigna quer dizer não com covardia... realmente assim não feito de astúcias , então ele vai dizer senão falsificamos a palavra de Deus, quer dizer então fidelidade. Você veja nós estamos neste ano sacerdotal, qual é o lema deste ano sacerdotal: Fidelidade a Cristo, fidelidade do sacerdote. Mas pra você ser fiel você tem nas mãos, a obrigação, a responsabilidade da Palavra de Deus, então tem que realmente ser fiel a Palavra de Deus não ter medo e não trair a palavra de Deus.

Pois ele diz: de fato não nos pregamos a nós mesmo, pregamos a Jesus Cristo Senhor isso Daniel isso é muito, para sermos... todo mundo dizer olha... o Daniel é o cara, é fantástico, ah... você, não seja um ator, busca aplausos... isso não é pra nós, você tem que ser realmente um pregador de Jesus Cristo, anunciar com a sua vida e a palavra, não a você mesmo. É Ele! É Ele! Fazer como João Batista é preciso que eu diminua e Ele cresça, e depois Paulo... apresentamos como servos vossos, aqui é muito interessante, você não se ordena padre pra ser mais do que os outros, não! você tem que ser como Jesus, Jesus que lavou os pés dos apóstolos que disse assim como fiz, vós deveis fazer, você tem que lavar os pés dos outros e nos ajoelharmos diante dos outros e olharmos os outros de baixo pra cima e não de cima pra baixo. Você vai ser um servidor. Servidor! lembre-se sempre disto! É o que São Paulo diz aqui por causa de Jesus Cristo e aí então ele vai dizer: com efeito Deus que diz no meio das trevas brilhe a luz, é o mesmo que fez brilhar a sua luz em nossos corações para tornar claro o conhecimento da sua glória à face de Jesus. Você vai fazer brilhar a luz de Jesus, com tudo isso vivendo essa fidelidade ao seu ministério, o ministério de fidelidade, a palavra de Deus e as outras responsabilidades, outros trabalhos que você realiza como sacerdote.

Ora trazemos esse tesouro em vasos de barro, é um tesouro que Deus confia a você, vai confiar a você a Palavra em modo especial, vai confiar a você os outros sacramentos, principalmente a eucaristia que é um tesouro que você tem na mão, o povo precisa desse tesouro, vai confiar a você o sacramento da penitência, é um tesouro que o povo precisa, é para o povo e os outros sacramentos, os outros são grandes, você vai ter essa responsabilidade, muitos e muitas vezes, muitas e muitas gente. Jesus amou a todos nós, nós devemos amar a todos, você tem que ter um grande amor no coração. Eu vou te dizer uma coisa: você vai se realizar como padre na medida em que você amar. O amor é a medida da realização do ministério sacerdotal. Permanecei no meu amor, esse amor a Deus a Jesus realmente é agente se encantar por Jesus, tem que viver essa experiência de Jesus, você lembre de suas obrigações, às vezes nós encontramos, o sacerdote se ordena daí há uma semana nem reza mais, o ofício divino é que é uma obrigação, uma obrigação, rezar em nome do povo, me lembro uma vez entrei numa Igreja o padre estava rezando, entrei noutro dia o padre naquela hora estava rezando, falei que bonito padre o senhor está rezando sempre nestas horas, ele dizia: eu sou o intercessor do meu povo, isso aqui é realmente um caminho de vida, se você viver isso, o Espírito desce sobre você te dá essa missão de ser o anunciador da Palavra, de ser aquele que abre os olhos dos cegos, aquele que ajuda as pessoas a serem livres vivendo esse ministério como São Paulo viveu você vai viver com integridade, com força colocando amor em sua vida. Realmente você vai na sua vida afora lembrar com muita saudades deste momento. Você escolheu este tema: “Tendes em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fil 2,5) que bonito! Tenha em você os mesmos sentimentos de Cristo Jesus!


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fim de mais uma sessão acadêmica

Na última sexta (12) encerramos mais uma sessão de provas do ano acadêmico 2009-2010. Ontem (17) retomamos o novo período de aulas que se estenderá até junho quando concluiremos este ano acadêmico. Nesta sessão passada foi um período árduo de muitas disciplinas e horas aulas, mas finalmente mais uma etapa cumprida. Entre os cursos o Tirocínio de Teoria e Técnica de Linguagem Televisiva I aprendemos um pouco sobre montagem e produção de vídeo da teoria à prática, como resultado final deveríamos apresentar um trabalho prático feito em grupo com o tema Jovens e Imigração. O resultado do nosso trabalho pode ser conferido no vídeo acima, elaborado por Pierre Lisumbo, Valentina Del Giudice e eu... creio que apesar de tanta fadiga e dificuldades pelos contra-tempos devido a outros trabalhos e estudos conseguimos obter um bom resultado. Agradeço a participação de um jovem amigo Dany Kerio e de Olivier que nos ajudou na montagem. Apesar de tudo valeu! Gostei do resultado, embora se deveria ter trabalhado melhor a luz! Vivendo e aprendendo... obs.: precisa esperar os 30 segundos iniciais é uma formalidade técnica da produção e claro entender o italiano, porque creio que a mensagem é clara!... que tal? o que achou do vídeo?

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Passagem de D. Bosco no Pará


As relíquias de D. Bosco completaram o percurso em solo paraense. Hoje 12 partiu para Porto Velho onde devem ficar até o próximo dia 18 quando chega a Manaus. No vídeo acima se pode conferir a acolhida no aeroporto de Belém, a carreata e ao final a mensagem do superior dos Salesianos do Norte do Brasil, Pe. Benjamin Morando, deixando sua mensagem em relação a passagem da urna de D. Bosco. O vídeo foi elaborado pelo Zeca coolaborador da Inspetoria S. Domingos Sávio e certamente teve uma pitada do Pe. Chicão.
Colha essa emoção, é D. Bosco caminhando em solo amazônico.
Agora é esperar para ver as emoções e certamente a boa acolhida tão esperada em Porto Velho!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

D. Bosco já chegou!

As relíquias de D. Bosco já estão em solo amazônico, desembarcaram este último dia 8 em Belém do Pará. O vídeo e a empolgação do povo paraense pode ser conferido através do vídeo abaixo.
Quem desejar acompanhar as novidades da passagem da urna de D. Bosco e a comoção do povo com fotos pode seguir o site
www.dombosconobrasil.com.br
Se nota que o Pará se preparou bem para esta chegada. Desejo que o mesmo entusiasmo e preparação possa ser vivido nas demais regiões.
Que santa inveja, adoraria estar por aí!!!
Viva D. Bosco entre nós!!!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Boas-Vindas a D. Bosco na Amazônia


Publiquei no site da Inspetoria S. Domingos Sávio a nossa mensagem como irmãos ausentes do solo amazônico (Enivaldo, Marcelo, Reginaldo, P. Damásio) em virtude da chegada das relíquias de D. Bosco neste próximo final de semana (8) em solo paraense. Transcrevo aqui a mensagem de boas-vindas à Inspetoria e também a todos aqueles que deverão visitá-la.

“Dom Bosco está chegando entre nós!” Este è o alarde que se escuta nas quatro zonas da ISMA, após passagem pelas demais inspetorias das relíquias de Dom Bosco, sendo a última parada da urna no nosso imenso Brasil, já que logo após segue para Venezuela.

A partir de 8 a 28 de fevereiro, de Belém a Porto Velho, de Manaus ao Rio Negro, as relíquias de Dom Bosco passarão respectivamente na nossa região salesiana.

O grito desta presença chega até nós em Roma e faz com que também daqui nos unamos à Inspetoria neste fato histórico e, tenhamos uma certa “inveja” por não estarmos presente fisicamente para vincular o nosso entusiasmo e as nossas vozes ao grito de acolhida em nossa terra.

As relíquias, que na verdade compreende a mão direta de Dom Bosco, é sinal da benção que passa por cada casa salesiana e abençoa a todos em particular os jovens e a inteira família salesiana renovando assim o vigor da nossa missão em prol da juventude. É um Pentecostes que evoca a figura de tantos irmãos pioneiros, em nossa região, pelo serviço dos primeiros salesianos chegados em 1915, revivendo os albores do passado e reafirmando o nosso compromisso atual pelo bem educativo-evangelizador dos destinatários e membros desta tão dinâmica Família Salesiana.

Junto a comunidade acadêmica da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma acolhemos ao final de maio de 2009 as relíquias que agora chegam a nossa região. Tivemos o privilégio de acompanhar o início desta peregrinação que nasceu em virtude do bicentenário do nascimento de Dom Bosco, que celebraremos em 2015. Observando a figura de Dom Bosco presente na urna é impossível não se convencer que de fato ele está vivo em meio a nós e caminha conosco neste carisma juvenil.

Uma super acolhida em estilo bem amazônico a embalar os sonhos dos que acreditam neste santo homem e do legado que ele nos confiou.

São os augúrios que desejo a todos!