terça-feira, 22 de dezembro de 2009

4 mês

Recordando meu quarto mês de ordenação tive a oportunidade de estar junto às Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Santa Dorotéia! Presidi a eucaristia em português e italiano devido as pessoas que estavam presentes. Reginaldo esteve presente como diácono! E depois claro, um super almoço à brasileira, o melhor ficou por conta do afeto e da fraternidade destas saudosas irmãs. Obrigado!!!! Compartilho abaixo uma oração belíssima de São João Maria Vianney do livro que estou lendo Stile Sacerdotale sulle orme di San Giovanni Maria Vianneu Curato d'Ars:

Signore Gesù Cristo,
che hai dato la tua vita
affinchè tutti gli uomini siano salvati
e abbiano la vita in abbondanza,
mantieni in noi il desiderio della salvezza
di tutti coloro che hai affidato
al nostro ministero.
Rinnova la nostra disponibilità
a offrire la riconciliazione con Dio
e con i loro fratelli,
com San Paolo e San Giovanni Maria Vianney.
Ti rendiamo grazie
per il tuo Corpo e per il tuo Sangue
che ci permetti ogni giorno di offrire
per la salvezza del mondo,
di ricevere in noi,
di donare ai nostri fratelli,
e di venerare nelle nostre chiese.
Non permettere che i nostri cuori
si abituino a questo dono:
donaci di vedere in esso
il tuo Amore estremo,
come il Santo Curato d'Ars.
Tu che regni con il Padre e lo Spirito Santo
nei secoli dei secoli.
Amen.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ao menos em sonhos...



Michael Bublé - I'll be home for Christmas

I'm dreaming tonight
Of a place I love
Even more than I usually do.
And although I know
It's a long road back
I promise you

I'll be home for Christmas
You can count on me
Please have snow and mistletoe
And presents under the tree

Christmas eve will find me
Where the love light gleams
Oh, I'll be home for Christmas
If only in my dreams

I'll be home for Christmas
You can plan of me
Please have some snow and mistletoe
And some presents by the tree

The Christmas eve will find me
Where the love light gleams
I'll be home for Christmas
If only in my dreams


Com a memória que recorda contínuamente bons Natais e saudosas memórias de família, lugares e pessoas. Ao menos em sonho também estarei onde achar melhor neste Natal. Assim compartilho esta música I'll be home for christmas cantada por tantos, mas que é ainda mais especial na voz de Michael Bublé... é mágica... e me traz tantas boas e até chorosas lembranças. O vídeo mostra ao final o retorno a casa de soldados americanos. Todavia emociona pelo sentimento único da espera de alguém que se ama.
Buona visione!!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pensando no Natal...


Estamos há poucos dias de celebrar o Natal de 2009! Como gostaria de estar no Brasil!!! Há cinco anos tenho feito esta experiência em terra européia. Não posso dizer com entusiasmo que o melhor é estar aqui, tal experiência sempre me parece insólita. Estar longe do país, sob um frio penetrante, em uma comunidade com tantos irmãos estrangeiros, diferente estilo de celebrar, outras comidas e sem a calorosa saudação daquela noite em família, entre amigos…

Por circunstâncias da vida religiosa, com os anos, aprendí a celebrar longe da família. Todavia nada substitui o afeto onde quer que se esteja daquela noite tão especial. Imaginar o Natal como estamos acostumados no norte do Brasil com aquele calor típico de sempre, embora esse período em Manaus seja chuvoso, nem passa pela cabeça do povo europeu. Sem o frio, a neve… eis o imaginário coletivo daqui, embora saiba que tudo isso seja secundário. Afinal, Natal sem um Advento bem vivido à espera do menino-Deus nada tem sentido. Eis o grande mistério e o encanto desta festa tão esperada pelo cristão, hoje infelizmente massificada pelo consumismo. Todavia, a cada ano esta memória natalícia se renova na vida de cada um de nós e alimenta novos tempos, um novo jeito de ser, não mais ao julgo da fragilidade, da incerteza e do desamor. Afinal, Aquele que è todo-Amor assumiu a condição humana em uma forma realmente humilde, simples e frágil de um bebê! Nasceu como um de nós, porém haurindo sabedoria e graça para de fato aprendermos o que é Amar e viver no Amor! Pois o Verbo se fez carne e veio habitar em meio a nós!

Tomo consciência que o maior evento deste natal é Ele – o Emanuel – Deus conosco! Que precisa fazer morada em nós! Porque é Ele a fonte de toda graça para renovar em nós a vida, como experiência de fé para o novo ano vindouro!!!

É! creio que realmente não vou estar na minha terrinha, mas sou certo que também aqui este imenso dom do Nascimento também há de se realizar, para além da euforia das compras. A verdadeira Luz há de brilhar e não importa onde vou estar, se vai fazer frio, nevar ou se presentes vou receber! Porque a Graça do Natal virá e certamente fará sua morada!

Um santo Natal e um fecundo Ano Novo! Abraço… Pe. Daniel,sdb.

Imagem pertencente a Traços e Troços.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Ano Sacerdotal



Vivendo este ano sacerdotal, compartilho o vídeo acima em diferentes línguas como forma de fazer entender a grande massa a razão de ser sacerdote. O ano sacerdotal se estende de 19 de junho deste ano até a mesma data do ano que vem, se encerrando em Roma com um grande encontro internacional de sacerdotes. O exemplo e a razão deste ano se descobre na humilde e feliz figura sacerdotal de São João Maria Vianney. Homem simples, dedicado ao seu povo de um vilarejo da França que entendeu e viveu em profundidade a razão de seu ministério. Como reflexão deixo uma das inúmeras frases de Vianney, mas em italiano.. "Il prete é un uomo che tiene il posto di Dio, un uomo che é rivestito di tutti i poteri di Dio!"