quarta-feira, 22 de abril de 2009

4 meses!


É o período que me falta para a Ordenação Sacerdotal. Já chegaram muitos augúrios, mensagens de incentivo, apoio, confiança e fé, através de e-mail, telefonemas e blog. Nossa comunidade de diáconos celebra nos próximos dias as primeiras ordenações. O primeiro a ser ordenado será Gabor Vitalis da Hungria (ao centro da foto, ao seu lado Rafael) que no próximo sábado 25/04 será ordenado presbítero no seu país de origem. Gabor não vive na nossa comunidade, porém fizemos a teologia juntos e quando foi ordenado diácono deixou Roma tornando a sua pátria para se inserir em uma das comunidades salesianas da sua inspetoria.
Todavia é um tempo de muita alegria e esperança onde certamente o fato mais importante é reconhecer que Deus com a sua graça continua a chamar pessoas à serviço da sua Palavra e da sua Igreja presente no mundo. Portanto, o sentimento maior é de gratidão, mas certamente há um certo receio do futuro que nos espera, não tanto ligado à convicção do chamado, mas da eficácia e perseverança no ministério que nos será confiado, tendo presente os desafios de evangelizar e educar em um novo tempo secularizado, onde o sentido religioso parece sempre mais relativo.
Agradeço os augúrios e peço orações por todos nós diáconos!
Listo a data das próximas ordenações assim coloque esta intenção por cada um dos ordenandos:
Ordenações Sacerdotais:
Gabor Vitalis (Hungria)- 25.04
Rafael S. Cazorla (Espanha) - 02.05
Martino Dai Loc (Vietnam) - 08.05
Domenico Luvarà (Itália) - 09.05
Giampaolo Roma (Itália) - 16.05
Francesco Valente (Itália) - 23.05
Dany Kerio (Siria) - 04.07
Raymond Bavumiragiye - (Burundi) 11.07
Peço também orações por um amigo religioso da ordem dos teatinos que será ordenado em São Paulo:
Paulo Henrique Mazeto - São Paulo - 15.08

domingo, 12 de abril de 2009

Feliz Páscoa!


O silêncio que pairava na terra foi vencido! Não existe mais a escuridão, o lamento e a dor. É ressuscitado nosso Senhor! Àquele que foi procurado no túmulo venceu as portas da morte e foi libertar àqueles que dormem. A sua luz resplandeceu nossa vida e com ele as portas do céu se abriram a nós. Procuremos pois as coisas do alto e aí o encontraremos no outro. Cristo é a primazia da vida!
Feliz Páscoa!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Terremoto



Um forte terremoto às 3.32 deste domingo na Região de Abruzzo parte central da Itália deixou cidades como Aquila e Onnia, praticamente devastadas pela tragédia do terremoto que assombrou inteiramente a população italiana, em particular aqueles próximos à região de Abruzzo. Senti o terrível terremoto e fui acordado por ele juntamente com praticamente toda a comunidade de diáconos. Nos encontrávamos em um pequeno lugarejo chamado CasaProta próximo a Aquila (cerca de uma hora e quinze) onde tínhamos partido para dar início ao retiro anual da comunidade iniciado no último dia 2 de Abril e concluído na tarde deste 8 de abril em virtude do recesso de páscoa.
A tragédia já soma um número alto de vítimas fatais e um número altíssimo de desabrigados que já ultrapassam os 15 mil. A mídia italiana está inteiramente envolvida nesta onda de terremotos já que constantemente continuam a ocorrer novos tremores em escalas menores. Tem sido realmente comovente, assustador e dramático acompanhar o que tem ocorrido. Famílias inteiras vítimas do ocorrido e o pior sem abrigo e sem nada. O primeiro ministro Silvio Berlusconi anunciou Aquila é agora uma "cidade fantasma sem a sua gente e sua história". Atualmente a região está praticamente deserta. Todavia a soma dos prejuízos já ultrapassam milhões de euros, visto que Aquila era uma cidade histórica de forte patrimônio histórico, considerada uma cidade universitária, eis a razão de tantos estudantes terem sido vítimas entre os escombros. Até o momento são previstos novos tremores, porém estudiosos indicam ser imprevisível precisar data e hora para ulteriores tremores. Em todo caso permanece o pavor de toda a nação italiana por ulteriores assombros. Porém é de se ressaltar a solidariedade com a qual inúmeros cidadãos italianos de várias partes da Itália têm se dirigido aos lugares de alojamento das vítimas e desabrigados para oferecer o apoio físico, material, e espiritual.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Thermos Party 2



Acima você pode conferir o vídeo da segunda edição do Thermos Party promovido pelos estudantes da FSC-UPS no dia 01 de Abril de 2009. O Thermos Party 2 foi a segunda manifestação acadêmica pelo aumento repentino e injustificado do café das máquinas automáticas da universidade. O preço teve um aumento inesperado de 25%. Assim, como usuários do insubstituível café do intervalo, fizemos este segundo ato visando o abaixamento do preço injustificado. O evento contou com a participação de muitos alunos e alguns professores inclusive com a adesão de estudantes de outras faculdades. Todavia esperamos obter o êxito do retorno ao preço de antes, ou seja € 0,40. Atè o momento se prevê novas edições após pascoa caso não obtenhamos o resultado esperado.